segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Construção do Cibercordel: vulnerabilidade e emergência climática

Construa um cibercordel na temática da vulnerabilidade às mudanças climáticas usando a estrutura poética e ilustrando com xilogravuras produzidas pelo dupla. Abaixo temos fotos ilustrando a elaboração caseira de uma xilogravura e no Youtube existem vários videos explicando como fazer xilogravuras com vários materiais. 


Leitura sobre cordel e temática ambiental:

SILVA, Míriam C.; GABRIEL, Gisele. Literatura de cordel e narrativas ambientais. RIF Artigos/Ensaios, Ponta Grossa/ PR Vol. 17, nº 38, p.217-233, Janeiro/Junho 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19173/209209215113


Temas do cibercordel: Ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa: queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas; Populações vulneráveis às mudanças climáticas; Exposição e vulnerabilidade a eventos extremos relacionados com o clima; Desastres socioambientais; Efeitos econômicos, sociais e políticos das mudanças climáticas; Migração por causas climáticas; Condições de moradia. Falta de saneamento ou acesso à infraestrutura mínima; Poluição, contaminação de corpos hídricos pelo esgoto e lixo; Habitação e moradia nas cidades; Problemas socioambientais relacionados às mudanças climáticas; Hábitos de consumo: evitar desperdícios; preferir reutilizáveis a descartáveis; rejeitar excesso de embalagem; comer menos carne; evitar sacolas de plástico; Adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas; Estratégias para prevenir, mitigar e reduzir desastres causados pela mudança do clima, contribuindo para que as comunidades adaptem-se à nova realidade climática em âmbitos local, regional, nacional e mundial; Ações para enfrentar as mudanças climáticas; Ações coletivas para otimizar o uso de energia na escola e/ou comunidade; Consumo de energia e hábitos de consumo saudável; Preservação da biodiversidade; Prevenção contra os efeitos das mudanças climáticas; Direitos humanos relacionados à emergências climáticas: direito à vida; direito à água e saneamento; direito à saúde; direito à alimentação; direito à um nível de vida adequado; direito ao desenvolvimento; direito à habitação; direito à nacionalidade; direito à livre circulação; Justiça Climática; Negacionismo das emergências climáticas. 

Utilize o aplicativo StoryJumper para elaborar o cibercordel.

Leitura e Tutorial do StoryJumper

GRAÇA, Luciana. A construção de histórias digitais com o recurso ao Storyjumper em aulas de português como língua estrangeira, em contexto pós-pandêmico. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-TO, v.9, n.6. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6921


>

O cibercordel deverá ter mínimo 6 páginas (capa 4 paginas internas com no mínimo duas estrofes e pagina final com autores do cordel). Publique o cibercordel no padlet da dupla.

Passo a passo:

1. Construção do texto poético.

2. Elaboração das xilogravuras (impressão). Fotografá-las para inserir no cordel.


3. Inserir no livro criado no StoryJumper o texto do cordel e as fotos das xilogravuras.

4. Narrar ou cantar o cordel.

5. Postar o cordel finalizado no StoryJumper no padlet da dupla.

sábado, 28 de setembro de 2024

Literatura de Cordel

A literatura de cordel é uma historia em forma de poema, apresentada em pequenos folhetos pendurados em um cordel (folhetos de literatura colocados em varais de barbante) para venda em feiras e mercados no Nordeste. O tema apresentado é sempre de interesse popular e a ilustração da capa é uma xilogravura, muitas vezes feita pelos próprios poetas. São folhetos impressos artesanalmente e ilustrado, às vezes, pelo próprio autor que os vende em feiras, romarias e outros locais públicos, pendurados em barbantes. O cordel aborda romances, contos maravilhosos, histórias de animais, peripécias e diabruras; fatos acontecidos como enchentes e secas, críticas e sátiras, figuras nacionais ou tipos regionais; cantorias e pelejas.



O gênero literatura de cordel possui algumas características bem peculiares: as ilustrações são feitas por xilogravuras; as histórias têm como ponto central uma problemática que deve ser resolvida com a inteligência e astúcia do personagem. Assista a reportagem Literatutura de Cordel  Globo Rural para conhecer melhor esta literatura muito rica.


A poética do cordel

Quadra – uma estrofe de quatro versos
Sextilha – uma estrofe de seis versos
Septilha – uma estrofe de sete versos, essa é a mais rara
Oitava – uma estrofe de oito versos
Quadrão – os três primeiros versos rimam entre si, o quarto com o oitavo e o quinto, o sexto e o sétimo também entre si
Décima – uma estrofe de dez versos
Martelo – estrofes formadas por decassílabos (estes são muito comuns em desafios e versos heroicos)

Sites sobre cordéis e xilogravuras

Academia Brasileira de Literatura de Cordel - http://www.ablc.com.br/


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Avaliação Bimestral - AB1

 

O prazo para postagem das atividades no padlet da dupla: 01 de outubro de 2024. A pontuação de cada atividade é:

   

Atividade

Valor

1. Construção do site Padlet do Projeto EMC contendo: a) apresentação da dupla com identificação ORCID e Currículo Lattes; b) infográficos história de vida.



3,0

2. Problematização do Projeto Mudanças Climáticas - texto justificando a escolha da temática a ser explorada no projeto da dupla e quadro com temas selecionados para exploração nas aulas.


3,0

3. Contextualização do território estudado - texto detalhando o território no qual será trabalhado o projeto e imagens de geolocalização do mesmo.


2,0

4. Roteiro da Cartilha em Quadrinhos Digitais. 


2,0




Total

10,0

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Direito das Crianças e Adolescentes e a Agenda Ambiental: construção de Cartilha em Quadrinhos Digital (CQD)

Nesta atividade vamos compreender direitos das crianças e adolescentes frente as mudanças climáticas. Explore o tema escolhido pesquisando nas leituras indicadas e em artigos, reportagens e videos. Além das leituras, utilizaremos recursos para elaboração e uma cartilha utilizando quadrinhos digitais (CQD) para orientação aos pais, estudantes, professores, comunidade do entorno da escola (bairro) ou comunidades em geral.



história em quadrinhos está associada às linguagens verbal e visual, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em sequência. 




Exemplo de CQD:
Gibis digitais e impressos sobre os ODS – Turma da Mónica, Ver ODS 13 - Mudanças Climáticas: https://impactaods.org.br/gibis-digitais/


Temas para a construção da CHQD

 

Direito

Temas

 

Direito à Vida, Saúde e ao Desenvolvimento

Mudança de atitudes e comportamentos relacionados a vida saudável.

Hábitos de higiene pessoal e coletiva.

Combate à desinformação em Saúde.

Água e saneamento que afetam a escola e a comunidade.

Higiene dos lugares públicos.

 

 

Direito à Água Potável e Esgotamento Sanitário

Uso racional da água para evitar desperdícios.

Combate as doenças causadas pela água ou esgotamento sanitário precário.

Saneamento básico.

Economia e reutilização da água.

Uso eficiente dos recursos naturais.

 

 

 

Direito à Cidade

Cidade limpa e agradável.

Revitalização, acessibilidades e mobilidade nos espaços públicos.

Diminuição do lixo doméstico, através das coleta seletiva.

Proteção do patrimônio cultural da cidade.

Resgate da memória do lugar em que vivemos.

Cidades amigáveis para crianças.

Direito à Proteção Contra Violências

Exposição e vulnerabilidade a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais.

Leituras:

Direito à cidade

Instituto Polis. Direito à Cidade: caminhos para a Justiça climática.Barcelona: Instituto Pólis, 2021. Disponível em: https://polis.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Direito-a-Cidade-caminhos-para-a-Justica-Climatica-PGDC.pdf


Direito à vida, a saúde e ao desenvolvimento

Direito à água potável e esgotamento sanitário

Direito à proteção contra violências

UNICEF. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil. Brasilia: Unicef Brasil, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/21346/file/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-brasil-2022.pdf


Construa uma CQD (com no mínimo 12 quadrinhos) orientando a escola, pais, professores, alunos, comunidade do entorno da escola (bairro) ou comunidade acerca do trabalho com o tema escolhido.


Atividade 1 - Roteiro da CQD
a) Descrição e justificativa do tema escolhido.
b) Apresentação dos personagens.
c) Apresentação do ambiente (cenário).
d) Desenvolvimento da relação entre personagens e o ambiente.
e) Apresentação de uma situação problema.
f) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história.
g) Condução da história até a solução do problema e encerramento da história.

Disponibilize no padlet da dupla a pesquisa sobre o tema e o roteiro da CQD a ser construída.

Atividade 2 - Construção da CQD

Utilize uma das seguintes ferramentas para construção da CQD:
Make Beliefs Comix – http://www.makebeliefscomix.com/
Pixton – www.pixton.com
StoryBoard That – www.storyboardthat.com
Storybird – www.storybird.com
Strip Creator – www.stripcreator.com
Witty Comics – www.wittycomics.com

Disponibilize no site padlet da dupla a CQD (cartilha) elaborada.