UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – CAMPUS MACEIÓ
PLANO DE ENSINO
I – Identificação
Componente
curricular: Educação e Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação
Blog: https://ticeducaufal.blogspot.com/
Grupo no Whatsapp – Edutic2024.1
Carga
horária: 72 horas
Período
letivo: 2024.1
Docente Responsável: Luís Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com
Estagiários
de Docência: Alisson César da Silva Gama – alisson.gama@cedu.ufal.br e Emilly
Amâncio Araújo Barbosa – emilly.barbosa@cedu.ufal.br
II
- Ementa
Estudo da importância das tecnologias digitais da informação
e comunicação (TDIC) na educação: potencialidades pedagógicas e desafios de sua
aplicação nos espaços de aprendizagem presencial, híbrido e online.
III - Objetivos
Analisar as mudanças que estão ocorrendo nos espaços
educativos e no processo de ensino e aprendizagem com a integração das TDIC e
seus efeitos.
Compreender como as TDIC podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem presencial, híbrida e online.
Desenvolver metodologias inovadoras com uso de TDIC em práticas pedagógicas integradas ao currículo da educação básica.
Explorar as linguagens midiáticas das TDIC nos processos de
ensino-aprendizagem, com temáticas de interesse para sua especialidade e a
partir de atividades práticas, desenvolvendo habilidades para utilização dessas
tecnologias.
Elaborar atividades de aprendizagem em projetos de
intervenção utilizando TDIC na educação explorando a EMC, propondo estratégias
para inclusão destes no currículo e práticas pedagógicas para a educação
básica.
IV
– Conteúdo Programático
Educação e
a cultura digital - tecnologias no cotidiano do
professor e da escola. A presença das TDIC na vida cotidiana. Aprendizagem em
espaços com TDIC.
Incorporação
e utilização das TDIC no currículo
- possibilidades de utilização das TDIC nas aulas de forma integrada ao
currículo utilizando: blogs, games, histórias em quadrinhos digitais (HQD),
áudio e vídeos, simulações virtuais, cibercordeis.
Projetos utilizando TDIC - construção de atividades em projetos
didáticos envolvendo a temática Educação e Mudanças Climáticas (EMC) incorporando
os recursos das TDIC: demandas
locais da escola e da comunidade em termos de saneamento, mobilidade, áreas
verdes, equipamentos públicos, patrimônio cultural, visando tornar sua
comunidade e cidade sustentáveis e resilientes as emergências climáticas. Nos
projetos serão exploradas as temáticas: educação e mudanças climáticas; saúde e
aquecimento global; direitos da infância e mudança climática; justiça climática
e racismo ambiental; práticas sustentáveis locais. Os conteúdos trabalhados
enfatizarão a análise crítica dos fenômenos naturais, sociais, políticas
ambientais e tecnológicas, o cuidado com si mesmo, com o outro e com o
ambiente, de maneira que os professores ajam de maneira autônoma e responsável,
individual e coletivamente, demonstrando autonomia e responsabilidade por seus
atos.
V - Metodologia
As aulas serão desenvolvidas de
forma dialogada envolvendo realização de atividades práticas utilizando
recursos das TDIC a fim de possibilitar aos estudantes autonomia na busca e no
tratamento das informações recebidas. A turma será organizada em duplas para
realização das atividades ao longo do semestre.
Será
utilizada a aprendizagem por projeto, metodologia ativa que oferece aos
estudantes a oportunidade de identificar problemas reais e agir de maneira
ativa e colaborativa em busca de solução. Os projetos envolverão a construção
de atividades autorais envolvendo letramento digital com infográficos, HQD,
produção de cordel e vídeos, aplicativos e elaboração de proposta de intervenção
voltada para formação em EMC.
VII – Avaliação
O processo de avaliação será
formativo e contínuo, observando a participação e o desempenho do(a) estudante
no decorrer das aulas. A avaliação da aprendizagem se dará a partir da
realização das atividades propostas e da postagem das atividades exigidas no repositório
padlet da dupla. Os critérios de avaliação levarão em consideração: realização
e entrega das atividades solicitadas. Realização das atividades avaliativas em
dupla e individuais.
VIII – Cronograma das aulas
Data |
Atividades |
16 JUL |
Metodologia de trabalho. TDIC na cultura digital. |
23 JUL |
Atividade: infográfico TDIC e histórias de vida. Criação do
site padlet do projeto EMC. |
30 JUL |
Projetos em EMC. Escolha do território a ser
explorado. Pesquisa webgráfica do Educação
para Mudanças Climáticas (EMC). |
06 AGO |
Trabalhando com vídeos e filmes do Youtube. Atividade: elaboração de atividades com vídeos e filmes relacionados ao projeto em estudo. |
13 AGO |
Estudo dos documentos da Unesco sobre EMC e exploração dos conteúdos a serem trabalhados nos projetos. |
20 AGO | Estudo do meio virtual: espaços relacionados ao projeto. Atividade: construção de biomapa. |
03 SET |
Trabalhando com vídeos e filmes do Youtube. Atividade: elaboração de atividades com vídeos e filmes
relacionados ao projeto em estudo. |
10
SET |
Atividade: elaboração de mapa conceitual. Desafios relacionados a EMC. Atividade: construção do roteiro da cartilha usando HQD. |
17
SET |
Atividade: elaboração de mapa conceitual.Desafios relacionados a EMC. Atividade: construção do roteiro da cartilha usando HQD. |
24 SET | Apresentação das Cartilhas em Quadrinhos Digitais |
01
OUT |
Cibercordel na sala de aula: produção e registros em
vídeo. Atividade: vídeo do cibercordel produzido. |
08 OUT | Cibercordel na sala de aula: produção e registros em vídeo. Atividade: vídeo do cibercordel produzido. |
22 OUT | Aula com games |
29
OUT |
Intervenção em EMC a ser aplicada na escola e seu entorno. |
05
NOV |
Atividade Extra-classe |
12
NOV |
Apresentação
das propostas de intervenção em EMC a ser aplicada na escola |
19
NOV |
2ª VPA - Avaliação Final das atividades realizadas no
componente curricular (Google Formulário) Sala de aula ou Online. |
IX – Bibliografia
ALMEIDA,
Maria Elisabeth et al. (orgs). O uso de
aplicativos em práticas pedagógicas: possibilidades metodológicas. São
Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.
BOSS, Suzie; LARMER, John. Ensino baseado em projetos: como criar experiências de aprendizagem
sólidas e envolventes. Porto Alegre: Penso, 2024.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thiune. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o
aprendizado ativo, online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.
CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na
educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020.
CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e
bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2015.
COSTA, Cleide J.; PINTO,
Anamelea C. (Orgs.) Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação.
Maceió: Edufal, 2017.
DUDENEY, Gavin; KOCKLY, Nicky;
PEGRUM, Mark. Letramentos digitais.
São Paulo: Parábola, 2016.
MALAGGI,
Vitor; MARCON, Karina; RIPA, Roselaine. Tecnologias
digitais de rede na Educação Infantil: usos e potencialidades pedagógicas.
Florianópolis: Cead/Udesc e UAB, 2020.
PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education:
fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na
cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168.
SALES,
Mary V. (org). Tecnologias digitais,
redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32178/1/Tecnologias%20digitais%2c%20redes%20e%20educacao-RI.pdf
SOUZA,
Maria do S.; TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac C. Cultura digital:
tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, v.22, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708
UNESCO.
A tecnologia na educação: uma
ferramenta a serviço de quem? Paris: Unesco, 2023. Disponivel em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Relatorio_Unesco.pdf
UNESCO. Educação para o
Desenvolvimento Sustentável na Escola. Ação contra a mudança global do clima.
ODS 13. Brasília: Unesco, 2020. Disponivel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375083
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.