Plano de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – CAMPUS MACEIÓ

 

PLANO DE ENSINO

I – Identificação

Componente curricular: Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Blog: https://ticeducaufal.blogspot.com/

Grupo no Whatsapp – Edutic2024.1

Carga horária: 72 horas

Período letivo: 2024.1

 

Docente Responsável: Luís Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com

Estagiários de Docência: Alisson César da Silva Gama – alisson.gama@cedu.ufal.br e Emilly Amâncio Araújo Barbosa – emilly.barbosa@cedu.ufal.br


II - Ementa

Estudo da importância das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação: potencialidades pedagógicas e desafios de sua aplicação nos espaços de aprendizagem presencial, híbrido e online.

III - Objetivos

Analisar as mudanças que estão ocorrendo nos espaços educativos e no processo de ensino e aprendizagem com a integração das TDIC e seus efeitos.

Compreender como as TDIC podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem presencial, híbrida e online.

Desenvolver metodologias inovadoras com uso de TDIC em práticas pedagógicas integradas ao currículo da educação básica.

Explorar as linguagens midiáticas das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem, com temáticas de interesse para sua especialidade e a partir de atividades práticas, desenvolvendo habilidades para utilização dessas tecnologias.

Elaborar atividades de aprendizagem em projetos de intervenção utilizando TDIC na educação explorando a EMC, propondo estratégias para inclusão destes no currículo e práticas pedagógicas para a educação básica.

 

IV – Conteúdo Programático

Educação e a cultura digital - tecnologias no cotidiano do professor e da escola. A presença das TDIC na vida cotidiana. Aprendizagem em espaços com TDIC.

Incorporação e utilização das TDIC no currículo - possibilidades de utilização das TDIC nas aulas de forma integrada ao currículo utilizando: blogs, games, histórias em quadrinhos digitais (HQD), áudio e vídeos, simulações virtuais, cibercordeis.

Projetos utilizando TDIC - construção de atividades em projetos didáticos envolvendo a temática Educação e Mudanças Climáticas (EMC) incorporando os recursos das TDIC: demandas locais da escola e da comunidade em termos de saneamento, mobilidade, áreas verdes, equipamentos públicos, patrimônio cultural, visando tornar sua comunidade e cidade sustentáveis e resilientes as emergências climáticas. Nos projetos serão exploradas as temáticas: educação e mudanças climáticas; saúde e aquecimento global; direitos da infância e mudança climática; justiça climática e racismo ambiental; práticas sustentáveis locais. Os conteúdos trabalhados enfatizarão a análise crítica dos fenômenos naturais, sociais, políticas ambientais e tecnológicas, o cuidado com si mesmo, com o outro e com o ambiente, de maneira que os professores ajam de maneira autônoma e responsável, individual e coletivamente, demonstrando autonomia e responsabilidade por seus atos.

V - Metodologia

As aulas serão desenvolvidas de forma dialogada envolvendo realização de atividades práticas utilizando recursos das TDIC a fim de possibilitar aos estudantes autonomia na busca e no tratamento das informações recebidas. A turma será organizada em duplas para realização das atividades ao longo do semestre.

Será utilizada a aprendizagem por projeto, metodologia ativa que oferece aos estudantes a oportunidade de identificar problemas reais e agir de maneira ativa e colaborativa em busca de solução. Os projetos envolverão a construção de atividades autorais envolvendo letramento digital com infográficos, HQD, produção de cordel e vídeos, aplicativos e elaboração de proposta de intervenção voltada para formação em EMC.

VII – Avaliação

O processo de avaliação será formativo e contínuo, observando a participação e o desempenho do(a) estudante no decorrer das aulas. A avaliação da aprendizagem se dará a partir da realização das atividades propostas e da postagem das atividades exigidas no repositório padlet da dupla. Os critérios de avaliação levarão em consideração: realização e entrega das atividades solicitadas. Realização das atividades avaliativas em dupla e individuais.

VIII – Cronograma das aulas


Data

Atividades

16 JUL

Metodologia de trabalho. TDIC na cultura digital.

23 JUL

Atividade: infográfico TDIC e histórias de vida. Criação do site padlet do projeto EMC.

30 JUL

Projetos em EMC. Escolha do território a ser explorado. Pesquisa webgráfica do Educação para Mudanças Climáticas (EMC).

 

06 AGO

Trabalhando com vídeos e filmes do Youtube.

Atividade: elaboração de atividades com vídeos e filmes relacionados ao projeto em estudo.

 

13 AGO

Estudo dos documentos da Unesco sobre EMC e exploração dos conteúdos a serem trabalhados nos projetos.


20 AGO

Estudo do meio virtual: espaços relacionados ao projeto.

Atividade: construção de biomapa.

 03 SET

Trabalhando com vídeos e filmes do Youtube.

Atividade: elaboração de atividades com vídeos e filmes relacionados ao projeto em estudo.

10 SET

Atividade: elaboração de mapa conceitual. Desafios relacionados a EMC.

Atividade: construção do roteiro da cartilha usando HQD.

17 SET

Atividade: elaboração de mapa conceitual.Desafios relacionados a EMC.

Atividade: construção do roteiro da cartilha usando HQD.

24 SET

Apresentação das Cartilhas em Quadrinhos Digitais

01 OUT

 Cibercordel na sala de aula: produção e registros em vídeo.

Atividade: vídeo do cibercordel produzido.

08 OUT

 Cibercordel na sala de aula: produção e registros em vídeo.

Atividade: vídeo do cibercordel produzido.

22 OUT

   Aula com games

29 OUT

Intervenção em EMC a ser aplicada na escola e seu entorno.

05 NOV

Atividade Extra-classe

12 NOV

Apresentação das propostas de intervenção em EMC a ser aplicada na escola

19 NOV

2ª VPA - Avaliação Final das atividades realizadas no componente curricular (Google Formulário) Sala de aula ou Online.

 

IX – Bibliografia

ALMEIDA, Maria Elisabeth et al. (orgs). O uso de aplicativos em práticas pedagógicas: possibilidades metodológicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

BOSS, Suzie; LARMER, John. Ensino baseado em projetos: como criar experiências de aprendizagem sólidas e envolventes. Porto Alegre: Penso, 2024.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thiune. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020.

CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2015.

COSTA, Cleide J.; PINTO, Anamelea  C. (Orgs.) Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2017.

DUDENEY, Gavin; KOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

MALAGGI, Vitor; MARCON, Karina; RIPA, Roselaine. Tecnologias digitais de rede na Educação Infantil: usos e potencialidades pedagógicas. Florianópolis: Cead/Udesc e UAB, 2020.

PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168.

SALES, Mary V. (org). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32178/1/Tecnologias%20digitais%2c%20redes%20e%20educacao-RI.pdf

SOUZA, Maria do S.; TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac C. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, v.22, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708

UNESCO. A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris: Unesco, 2023. Disponivel em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Relatorio_Unesco.pdf

UNESCO. Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola. Ação contra a mudança global do clima. ODS 13. Brasília: Unesco, 2020. Disponivel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375083

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.