domingo, 3 de setembro de 2023

Explorando mudanças/emergências climáticas com jogos (games)

Usar jogos (games) para explorar problemas interconectados do aquecimento global para entender como podemos vencer as mudanças climáticas. Conscientizar jogadores sobre os perigos do aquecimento global. Os jogos climáticos incorporam em seu design noções básicas sobre Ecologia, abordam temas ambientais e incentivam as pessoas a agirem por um futuro mais verde. Encaram questões ambientais relacionadas ao aquecimento global e questões ambientais.


Análise de jogos (games) na temática mudanças ou emergências climáticas

Pesquise na internet e em sites de jogos (games) um jogo que explore temáticas ligadas a questão climática (mudanças e emergências climáticas). Explore as possibilidades de utilizar o jogo no projeto da dupla.

1. Nome do jogo.

2. Link de acesso.

3. Tema explorado no jogo.

4. Porque escolheu este jogo e esta temática.

5. Informações gerais do jogo: características técnicas e educativas: contexto, cenários, personagens, narrativas, estrutura da navegação e regras.

6. Aprendizagem dos alunos na exploração do jogo.

7. Possibilidades de uso do jogo na educação básica.

8. Detalhamento do jogo enfatizando o que acontece em cada etapa e como o estudante evolui e é avaliado no percurso do jogo.


Alguns jogos climáticos comerciais:

Terra Nil – subverte o gênero dedicado à construção de cidades. Ao invés de explorar recursos naturais em busca de construir megalópoles o jogador precisa usar princípios estratégicos de gestão de recursos e posicionamento de unidades para recuperar a natureza em um cenário de degradação. Cada fase é dividida em três momentos: 1. o jogador usa máquinas para recuperar o solo degradado e deixá-lo pronto para receber vegetação; 2. instalar novos equipamentos para ampliar a biodiversidade e equilibrar a atmosfera de maneira que a vida seja sustentável na região; 3. o jogador limpa a área, tirando construção humana para que a natureza ocupe todo o mapa. Os jogadores são premiados pela diversidade de seus biomas, e o principal recurso para fazer construção são as folhas das árvores. No jogo é utilizado medidor de biodiversidade para definir o objetivo de cada nível.

Highwater – adota abordagem mais sombria e menos esperançosa sobre a crise climática. O jogador assume o papel de Nikos, um jovem órfão que quer se juntar a um grupo de milionários e partir para Marte, deixando para trás um planeta Terra com cidades inundadas pelo aumento do nível dos oceanos e destruídos pelas guerras decorrentes da disputa por recursos escassos. Para isso, o jogador precisa explorar áreas inundadas em um bote inflável, conseguindo ajuda de onde for possível. Ao mesmo tempo, descobre em recortes de jornal e itens espalhados em ilhas improvisadas a trajetória de degradação ambiental – muitas vezes bem próxima da nossa realidade – que levou ao apocalipse climático.

Floodland – jogo de sobrevivência em sociedade que também é ambientado em um planeta que foi devastado pelas mudanças climáticas. Construtor de cidades – expõe o drama de uma sociedade arrasada, mas deixa uma mensagem de esperança – a de que através da união, a humanidade pode sobreviver às condições mais adversas.

Rewilding - o objetivo é reconstruir o meio-ambiente após um ápice de degradações climáticas o levarem ao colapso. São abordadas questões como aquecimento global, diminuição das calotas polares e incêndios florestais espontâneos. O personagem principal, Syd tem a tarefa de restaurar uma pequena parcela de terra em Nova Iorque para transformar o ecossistema danificado em um funcional.

The Climate Trail – trata de condições hostis climáticas, que, no cenário do título, fizeram da humanidade refém. Aqui, os habitantes devem percorrer as terras inabitáveis em busca de refúgio contra o sol escaldante e o solo rachado. A ideia é, com o desenrolar da narrativa, explicar o porquê do mundo ter chegado a esse ponto, abordando questões como desmatando e emissão de CO2.

Jogos - Cemaden - https://educacao.cemaden.gov.br/formato/jogos/

Akauana - jornada gamificada investigativa, que propõe desafios e atividades colaborativos sobre as águas da bacia hidrográfica onde os jogadores estiverem inseridos. As fases do jogo são conduzidas por meio de uma narrativa desencadeadora das ações, envolvendo atividades individuais e coletivas voltadas à aprendizagem e o fortalecimento de vínculos entre estudantes, suas comunidades e comitês de bacias na gestão das águas.

Na trilha do risco - jogo de tabuleiro de chão onde os participantes seguem um caminho para conhecer os impactos das mudanças climáticas, riscos socioambientais relevantes e encontram ações de prevenção e mitigação de desastres existentes nas diversas regiões do Brasil e seus biomas. O jogo tem como base os jogos tradicionais de tabuleiro, em especial os de trilha, que possuem pinos, dados e cartas com o objetivo de completar todo o percurso antes dos demais jogadores.


Leituras

AMORIM, Douglas C.; SILVA, Wellington P.; CAMPELO, Siquele R.; MERCADO, Luis P. Jogo digital Bioconexão: uma contextualização no ensino superior sobre os impactos ambientais na cidade de Maceió. SBC –Proceedings of SBGames 2015. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/cultura-full/147054.pdf

FÜCHTER, Simone K. PHAN, Trung; PERECIN, Artur; RAMOS, Luiz E. FUCHTER, Amanda K.; SCHLICHTING, Mário S.O uso do game como ferramenta de educação e sensibilização sobre a reciclagem de lixo. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, p. 56-82. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1538/1108